( 391x375 , 253kb)


21/02/2010

Joana, Condessa da Flandres


Joana era uma rapariga nobre com uma vida muito atribulada, principalmente devido ao facto de ter ficado orfã de mãe muito cedo e do seu pai ter desaparecido em combate. Sendo a única filha deste casal, Joana herdou uma grande fortuna. Assim, aos dezasseis anos era uma das mulheres mais ricas da Europa, mas tinha que jurar fidelidade ao rei de França que se chamava Filipe Augusto. Visto que era muito nova, Joana não exercia os cargos a que tinha direito e vivia na corte de Paris onde era tratada com muito carinho.
Certo dia, chegou a Paris um príncipe português, tão belo que todas as damas da corte estavam apaixonadas por ele, incluindo Joana. Esse príncipe chamava-se Fernando e dizia-se filho do rei D. Sancho I de Portugal.
Assim, o rei D. Filipe Augusto adorava organizar festas e banquetes e para uma dessas festas convidou D. Fernando, que ao ver Joana, se apaixonou por esta.
Joana escolheu-o entre todos os que pretendiam desposá-la. O rei concordou e aboda fez-se em Paris, partindo depois os noivos para a Flandres. Toda a população os recebeu com festejos e desfiles. Joana e Fernando foram aclamados em muitas cidades flamengas, mas os nobres de Gand revoltaram-se, pois não aceitavam que a condessa tivesse desposado um estrangeiro. Ainda por cima, D. Fernando tinha entregue dois castelos ao rei Filipe Augusto em troca da licença para o casamento. Estalaram lutas e D. Fernando conseguiu impor-se, pois como era bom a população acabou por gostar dele. Joana viveu a seu lado longos anos muito felizes. Mais tarde, o rei Filipe Augusto envolveu-se em num conflito com Inglaterra e, quando foi pedir ajuda a Fernando para o combate este disse-lhe que só lutaria se o rei lhe desse os dois castelos oferecidos por ele na altura do casamento. Assim, Filipe Augusto, raivoso mandou prender D. Fernando e condenou-o à morte. Desesperada, Joana pediu perdão e misericórdia ao rei, mandou mensageiros, chegou a pedir a intervenção do papa até que pouparam a vida do pobre príncipe. Passaram-se doze anos e Joana sabendo que nunca mais iria recuperar o marido, pediu a anulação do casamento. De novo solteira Joana escolheu para seu marido o Duque da Bretanha. O rei Filipe Augusto receando que a aliança entre dois nobres tão poderosos, pudesse roubar-lhe o poder, mandou libertar Fernando. Como o casamento fora anulado, Joana e Fernando voltaram a casar-se em 1226, sendo muito felizes durante longos anos.


Lenda da Bélgica